top of page

Você tem medo de fantasmas?

Lu Days


Lendo nas entrelinhas, existem fantasmas?

A mensagem que você não viu, mas entendeu. Como fazer isso?



Num poste passado eu expliquei um pouco sobre figuras de linguagem e como conhecer essa parafernalha linguística nos ajuda a interpretar melhor os textos que lemos. Como amo muito esse tema resolvi trazer ele de novo, só que agora no audiovisual e com um fenômeno que eu acho sensacional.


Você já parou para pensar que muito do que interpreta ao ler textos, escutar músicas ou assistir filmes e séries não está lá realmente. A mensagem nem sempre é mostrada com clareza, estando escondida muitas vezes, mas a gente consegue reconhecer, seja na batida de uma música ou no figurino de um filme. Eu gosto de chamar isso de ler nas entrelinhas, e me fascina porque prova que o artista, a arte e o espectador têm uma ligação muito mais forte do que sabe.


Por isso, hoje vou trazer o exemplo do belíssimo videoclipe da música Casa Assombra da Fresno. Casa Assombra fala sobre a experiência de uma pessoa com problemas de saúde mental. Fazendo uma metáfora com a casa assombrada como a mente e os fantasmas sendo pensamentos depreciativos, negativos e sabotadores.



O videoclipe aprofunda essa relação de forma muito simples e bem sutil. Com mensagens nas entrelinhas que você entende, mesmo sem saber como. Mas eu sou uma pessoa palestrinha e resolvi trazer aqui cinco coisas que me chamaram mais atenção nas entrelinhas.


  • A casa representada no videoclipe está bagunçada fazendo referência aos versos finais da segunda parte da música essa casa eu tenho que arrumar para poder receber você.

  • Os cômodos se ligam como um labirinto, demonstrando que a pessoa em crise não consegue sair do cômodo bagunçado e sufocante.

  • Todos os quadros nas paredes estão tortos, mas um em especial está em destaque. O quadro do palhaço que representa a felicidade melancólica. Uma felicidade torta, prejudicada pelos pensamentos ruins, ansiosos e deprimidos. Além disso, também podemos ver um espelho quebrado, representando a auto-imagem despedaçada.

  • Quando o teto começa a abaixar, e destruir tudo pela frente, a primeira coisa que desaba é o quadro da Santa Ceia. Aqui o quadro religioso representa a fé, que é a primeira coisa que se quebra quando uma crise começa.

  • O teto que abaixa é a mensagem mais clara do videoclipe, mas acho que faz sentido trazer ela aqui. Transformando o ambiente em algo sufocante e inóspito, o teto quebra tudo que vê pela frente, principalmente os quadros. Ou seja, as coisas bonitas, a arte. O que também pode representar uma visão intimista do vocalista da banda, Lucas Silveira (que sofreu com questões de saúde mental), como um lembrete de que esse sufocamento, esse labirinto, essa casa assombrada pode destruir até mesmo a arte dentro dele.


Uma letra e um videoclipe emocionantes, mas que funcionam como um carinho na alma. Pois, uma pessoa em crise gostaria de ser compreendida e respeitada, acredito que essa obra consegue fazer exatamente isso.


E você tem o hábito que procurar mensagens nas entrelinhas?


 



Comments


bottom of page