top of page

Série x Livro - Aquele romance de tirar o fôlego. Uma Bruxa Poderosa e um Vampiro Sombrio

Fran Borges


Química de milhões! A Descoberta da Bruxa: romance, fantasia, viagem no tempo e tudo isso com bruxas, vampiros e demônios. Uma história apaixonante.


Matthew e Diana segunda temporada

Sinopse: Em A Descoberta das Bruxas, Diana Bishop (Teresa Palmer) é uma jovem descendente das bruxas de Salem que está sempre pelos corredores da Universidade de Oxford. No entanto, ela só embarca em uma jornada repleta de magia ao encontrar um manuscrito desaparecido na biblioteca da faculdade. Enquanto vive essa aventura, ela acaba conhecendo o cientista e vampiro Matthew Clairmont (Matthew Goode), por quem logo se apaixona.


 

Eu encontrei essa série de livros por puro acaso no kindle unlimited (já fica a dica, o primeiro livro está lá). Estava procurando uma fantasia para ler e fazia muito tempo que não lia nada com bruxas, aquelas bruxas mais clássicas. A história me encantou.


A trilogia das almas é composta por três livros A Descoberta da Bruxa, Sombra da Noite e O Livro da Vida da escritora e historiadora Deborah Harkness. Li os três livros um atrás do outro. Temos romance, fantasia, ficção histórica, história da ciência, viagem no tempo e tudo isso com bruxas, vampiros e demônios. E é uma fantasia adulta. Nossos protagonistas tem mais de 30 anos.


Deixo aqui um link para o meu vídeo onde falo apenas dos livros com mais detalhe.


Trilogia das almas

Para minha surpresa descobri que esses livros tinham uma adaptação e pasmem: terminada. Sim, três temporadas adaptam os três livros e está disponível para assistir no globo play. E claro, como boa leitora que sou, assim que descobri isso li os livros e fui assistir a série.


A série fez bastante sucesso lá fora e todos que assistem ficam apaixonados, sério. Desde então estou pregando a palavra de Deborah Harkness e de A Descoberta da Bruxa.


A série consegue adaptar muito bem a essência da história e não são livros pequenos. Estava com medo que ficasse muito confuso ou que não conseguisse passar o melhor da história, mas ela consegue. Principalmente na escalação do elenco.


Diana Bishop

Teresa Palmer dá vida a Diana Bishop, a nossa poderosa bruxa e Matthew Goode faz Matthew De Clermont, nosso vampiro charmoso e sombrio. A química entre os dois é de milhões e ela se dá nos diálogos, no olhar, em pequenos detalhes. Não se trata de um romance meloso ou hot, tem suas cenas de paixão e outras de puro romance, mas a história não foca apenas nisso. O romance serve à história e ao universo.


Os cenários são magníficos sendo gravados nas ruas de Londres, prédios históricos no País de Gales, castelos e uma ilha na Itália que captam as sensações de estar dentro do livro. O figurino também está belíssimo, principalmente na segunda temporada que temos viagem no tempo e vamos parar na Inglaterra, França e Boêmia do século XVI. São de tirar o fôlego.


Já mencionei que Deborah Harkness é também historiadora e ela traz isso para os livros, a série também faz isso. Temos intrigas políticas, espionagem, história da ciência e personagens reais mesclados aos fictícios. Uma delícia de acompanhar.


Matthew e Diana na biblioteca

As duas primeiras temporadas são impecáveis. A terceira temporada sofreu um pouco e acredito que isso aconteceu porque foi gravada ainda em período de pandemia. Então os efeitos decaem um pouco e achei o episódio final um pouco rápido demais. Ainda sim não tira o brilho da série e o elenco segura firme. Gosto mais do final do livro, aliás Deborah não tem nenhuma pressa em construir seus personagens e universo.


Inclusive, o romance eu descreveria como “um romance impossível em que o casal fica junto o tempo todo e ainda consegue ser slow burn” só lendo ou assistindo para entender.


Algumas coisas a série melhora em relação aos livros. Gosto mais da personalidade do Matthew na série muitas vezes, ele tem um comportamento muito controlador em alguns momentos e no livro é um pouco pior. Claro que, o fato de ele ser um vampiro de 1500 anos explica muita coisa. Felizmente Diana sabe as brigas que quer comprar, é poderosa e decidida, logo, ela coloca ele no seu lugar.


Matthew De Clermont

No geral é uma excelente adaptação. Livros e série se complementam. Se você tiver procurando uma série de fantasia com romance adulta é uma excelente pedida.



 

Mulher com livros

Fran Borges KPL

Comments


bottom of page